Pular para o conteúdo principal

Clínica Trufino

Preço das Cirurgias Plásticas

A medicina é uma profissão que exige muitos anos de estudo, dedicação, alto nível de treinamento e constante aprimoramento e atualização. As pessoas que escolhem seguir este caminho tem em comum o amor pelo ser humano e o desejo de trazer alívio do sofrimento e melhora da qualidade de vida aos seus semelhantes.
Porém, para poder exercer nosso trabalho de forma digna, pagar pelos constantes cursos e congressos que precisamos fazer e manter nossas contas em ordem precisamos receber alguma remuneração. Como em toda atividade profissional alguém oferece um serviço em troca de um determinado valor. O produto de troca dos médicos são as consultas e os procedimentos cirúrgicos.
A consulta em cirurgia plástica leva no mínimo 1 hora. Nela, inicialmente, o médico faz a Anamnese, ou seja, conversa com o paciente para entender o que ele busca, conhecer seu histórico de saúde, as doenças que ele tem, os medicamentos que faz uso, saber sobre as cirurgias e anestesias prévias, seus hábitos e vícios bem como tomar nota de doenças familiares. Depois disto é realizado o Exame Físico. Após estas duas etapas o cirurgião tem todas as informações necessárias para fazer o chamado “Plano Cirúrgico” ou seja, determinar qual o melhor procedimento para cada paciente. As opções de tratamento são expostas e ambos (o médico e paciente) chegam a um acordo sobre o que será realizado. Somente após todos estes passos é que um Orçamento poderá ser feito.
Como a consulta toma tempo, exige conhecimentos específicos do médico, necessita que muita informação seja transmitida, precisa de um ambiente adequado com uma boa estrutura física, funcionários, telefone, materiais médicos e outros utensílios, a consulta tem um determinado valor que é pago a parte do orçamento da cirurgia.
Já o orçamento da cirurgia varia muito de um paciente para outro. Cada paciente é um indivíduo único, com características próprias e apresenta combinações quase infinitas de alterações que podem precisar de tratamento. Desta forma, nenhuma cirurgia e muito menos, nenhum resultado é igual de uma pessoa para outra. O orçamento leva em conta:
- O desejo e expectativa do paciente
- A possibilidade de se alcançar a expectativa do paciente
- O tipo de procedimento que será realizado
- A técnica que será utilizada
- O tempo estimado da cirurgia
- O tipo de anestesia que será realizada
- Os materiais e instrumentais que serão necessários
- O número de cirurgiões assistentes e instrumentadoras que serão necessários
- O grau de dificuldade de cada caso
- O Hospital que o paciente vai escolher
- O número de retornos que serão necessários após a cirurgia
- A compreensão pelo paciente do que realmente pode ser oferecido e dos cuidados que ele deverá ter no pós-operatório
- As características psicológicas, emocionais e a boa relação de entendimento e parceria entre médico e paciente
Como pode-se observar, é impossível passar o valor de uma determinada cirurgia plástica sem uma boa consulta. Além disto, os médicos são proibidos pelo Código de Ética Médica, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de fazer avaliações, passar condutas, passar orçamentos, divulgar tabelas de valores sem ter avaliado pessoalmente cada caso individualmente.
O preço pago na primeira consulta cobre: a Anamnese, Exame Físico, Plano Cirúrgico, Orçamento, explicações e informações sobre o procedimento e TODOS OS RETORNOS ATÉ A DATA DA CIRURGIA.
Os exames de Pré-operatório podem ser pagos pelo plano de saúde (quando este serviço foi contratado pelo paciente) mesmo que o cirurgião plástico não seja conveniado.
O preço da cirurgia cobre: os cuidados e acompanhamento do paciente desde sua internação até a alta hospitalar. O procedimento em si. A equipe cirúrgica que é composta pelo cirurgião principal, cirurgião assistente, anestesista, instrumentadora e enfermeira circulante. O curativo realizado no hospital. As consultas de retorno pós-operatórias. Os curativos realizados nos retornos.
Pronto, agora você entende um pouco mais sobre como e porque os valores são calculados para as cirurgias plásticas!